Música

 

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Actualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

 

Música em Mindelo

 

A música ocupa uma posição de destaque na cultura de São Vicente. Os géneros mais significativos são a morna e a coladera. De entre os vários músicos cabo-verdianos originários desta ilha, podem-se destacar:

Cesária Évora, cantora, rainha da morna, também conhecida como "a diva dos pés descalços"

Luís Morais (1934-2002), compositor, flautista, saxofonista e clarinetista, fundador da "Escola Musical do Mestre Luís Morais"

Vasco Martins, compositor

Hermínia da Cruz Fortes, cantora, prima de Cesária Évora.

 

 

Cidade de poetas e artistas,  Mindelo é porém famoso e conhecido por algo que muito dificilmente sai da memória de quem o visita. O ritmo das suas noites quentes é algo de único em todo o arquipélago

 As mornas tocadas por mágicos violões e vozes penetrantes sugerem-nos um aperitivo ao desfrute das inúmeras discotecas de timbre africano existentes. 

o principal centro urbano da ilha e segunda maior cidade do país, onde se concentra grande parte da população da ilha que no seu todo conta com 74.136 habitantes.[1] Mindelo é frequentemente considerada informalmente a capital cultural de Cabo Verde.

São Vicente é também conhecida pelo Festival de Música da Baía das Gatas ― realizado no primeiro fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto.

. //www.morabitur.com/index.php?option=com_

  www .google/ wikipédia.com   

publicado por mekane às 14:43